Startup, acelerada pela Gnatus, realiza treinamento com profissionais da Central Única de Saúde em Barretos (UPA) e da Santa Casa, para uso correto da conservadora inteligente – primeiro equipamento do mundo a utilizar IoT e inteligência artificial para armazenagem de vacinas e medicamentos

Barretos (SP), 15 de fevereiro de 2024 – “Nossa proposta, através desse programa, é realizar uma mudança cultural no setor da saúde”, disse Alexandre Bueno, sócio-diretor da Sagil – startup acelerada pela Gnatus Equipamentos Odontológicos -, durante programa de treinamento realizado no Hospital de Amor, em Barretos, no dia 5/2, para profissionais da área da saúde de Barretos. O treinamento marcou a mudança de publicação dos dados de medição da temperatura e umidade das vacinas – o que antes era feito no papel, passa agora a ser realizado com o auxílio da tecnologia das Câmaras de Conservação, fabricadas pela Sagil.

A Sagil foi uma das 14 startups integrantes do primeiro ciclo do programa Open Innovation Gnatus, realizado em 2021, em Barretos. A principal solução que a Sagil fabrica é a Câmara de Conservação para as áreas médica e odontológica (nas versões 37L e 100L), desenvolvida para armazenar produtos termolábeis (medicações e vacinas) em temperatura ajustável que pode ir do 16ºC até a -4ºC, com alarmes e sistema de monitoramento por meio do software IoT (da sigla em inglês para Internet das Coisas) – que notifica em caso de variação ou instabilidade no sistema. “Existem vacinas que precisam ficar em ambientes específicos, sem alteração de clima. Acredito que, a curto prazo, vamos conseguir influenciar o poder de compra das pessoas, com a garantia do medicamento ter sido armazenado em um ambiente adequ

ado e controlado”, alerta o diretor da Sagil, Alexandre Bueno.
Desde 2022, as Câmaras de Conservação são utilizadas pelo Hospital de Amor de Barretos, maior centro de tratamento oncológico da América Latina. O equipamento é o primeiro do mundo a utilizar IoT e inteligência artificial para armazenagem de vacinas e medicamentos.

Treinamento com profissionais da saúde “Realizamos um treinamento porque entendemos que o dispositivo chegou na versão de mercado e agora vamos coletar o feedback dos usuários para validar essa solução proposta pela Sagil”, explica Mateus Frederico de Paula, coordenador de projetos de inovação do Hospital de Amor. O treinamento de manejo do aplicativo, realizado no Hospital de Amor, foi voltado para colaboradores da Central Única de Saúde em Barretos (UPA) e da Santa Casa.

“Hoje os ambientes hospitalares são obrigados pela legislação a terem um controle de temperatura, principalmente por conta das medicações e vacinas. Antes, esse controle era feito manualmente, com anotações em planilha que, de tempos em tempos, os profissionais precisavam mudar a umidade e temperatura do ambiente. Agora, com esse dispositivo da Sagil isso não é mais necessário”, comenta Mateus Frederico de Paula.

Segundo o coordenador de projetos de inovação do Hospital de Amor, o tempo investido em gerir a planilha e alterar no sistema, de forma manual, poderia estar sendo destinado a um atendimento ao paciente. “O retorno dos usuários está sendo muito positivo, porque, além de drenar muito tempo das equipes, a forma manual fica mais suscetível ao erro, a esquecer. Esse produto vem para otimizar a jornada de uma equipe”.

Para Mateus Frederico de Paula, o principal diferencial do produto é a possibilidade de aquisição de tecnologia a um custo acessível. “O produto possibilita as unidades básicas de saúde serem mais bem assistidas com equipamentos de qualidade e com sistemas automatizados”, complementa.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *